Um espaço onde procuro registrar um pouco de mim, ideologias, crença, emoções e reações...
Perfil
- Elizabeth
- "Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."
10/03/2010
Pense e faça a diferença
Tenho visto brilhantes profissionais caindo na indolência. Na maior parte dos casos, tais pessoas tinham capacidades e talentos magníficos – mas por algum motivo, não tiveram êxito em explorar tais dons. Constatei também que muitos realizavam tarefas aquém de suas capacidades, se acomodando a tal situação, evitando até pensar em como desenvolver um avanço em sua carreira.
A mediocridade e a preguiça mental são parentes íntimos. Se você não lê, não supre seu cérebro com idéias e inovações, ou seja, torna-o preguiçoso. A passividade mental resulta, por exemplo, em aceitar que tudo o que é falado na TV, lido nos jornais ou dito pelos políticos é verdade. Deixando de analisar fatos, questionar, pesquisar – cai-se na “mesmice”, aceitando-se frases burras como “tudo é assim mesmo...”.
Faça a diferença – pense e tenha idéias! Ao invés de aproveitar chavões comuns, e aceitar tudo o que ouve ou lê, tenhas idéias próprias, ponderadas e analisadas, que farão de você uma pessoa única, especial, diferente.
Abandone a frase “não tenho tempo...”, esta é uma desculpa para preguiçosos! Um dos exercícios para desenvolver o hábito de pensar é ler um artigo, e criticá-lo – fazendo perguntas como: - Qual o objetivo do autor? Os fatos e dados expostos são corretos? As conclusões são válidas? Quais possíveis refutações?
Dica: comece por este artigo. Que lhe chamou a atenção? Quais aspectos se aplicariam a sua carreira profissional? O que você poderia fazer para aproveitar este conteúdo, na prática?
Tais exercícios mentais, aplicados diariamente, o tornarão um “atleta mental”. Da próxima vez que você ouvir uma bobagem na TV, você a reconhecerá imediatamente, e poderá discernir, pensar, avaliar, não sendo mais confundido com a torrente de informações falsas ou meias-verdades a que somos submetidos diariamente.
Eu leio a Bíblia, livro notável, que nos conduz a uma reflexão e revela nossas fraquezas, ao mesmo tempo que nos dá ânimo, fé, coragem para enfrentar as vicissitudes da vida. Para você que não conhece este Livro, inicie a leitura pelos Salmos, uma coleção de pensamentos magníficos e de grande valor para todas as pessoas.
Pense e faça a diferença!
Júlio César Zanluca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário