Perfil

Minha foto
"Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

07/06/2008

A palavra


A palavra (escrita ou falada) é muito mais do que
uma simples forma de nos comunicarmos.
Podem ser usadas pra seduzir, pra machucar, pra edificar, pra derrubar...
Pessoalmente, e por ser muito sensível ao efeito delas,
procuro pensar muito antes de dizer algo que possa magoar alguém.
Muitas situações nos obrigam a sermos sinceros
e por vezes a dizer o que o outro não gostaria de ouvir.
Bom seria se pudéssemos nos ater ao fato em si,
ao invés de decretarmos vereditos negativos.
É muito diferente dizer "você está" ou "você é ".
A maioria dos conflitos entre as pessoas ocorre
por essa "falta de comunicação".
Fala-se muito, agride-se, critica-se, tendo como critério
sempre o nosso limitado ponto de vista.
Todos precisamos de palavras de ânimo.
Somos movidos a aprovação. Gostamos de elogios.
Porque será que a gente ouve tão pouco esse tipo de coisa?
E já reparou como nós nos boicotamos?
Basta recebermos um elogio de alguém que imediatamente nos justificamos...
Como é mais fácil acreditar nas críticas!
Uma vez proferida uma palavra, dificilmente a retratação (ou o pedido de desculpas)
tem o mesmo impacto. E nem me venha com essa de "Falei sem pensar".
Ninguém fala sem pensar. Não se diz palavras desconexas ou sem sentido.
Talvez não se tenha calculado o impacto, o efeito delas.
Mas é exatamente o que se pensava e se sentia naquele momento.
Eu prefiro as palavras doces...
Aquelas que nos dão a oportunidade de dizer a alguém como ela nos é importante,
o tamanho do nosso amor.
Dessas eu uso e abuso... o tempo todo...
Sem economias, sem datas especiais, sem horário marcado...
E uma simples palavra pode mudar toda uma situação.
Outro dia fui almoçar em uma padaria aqui pertinho de casa.
O atendente estava azedo, pisando duro pra lá e pra cá.
Veio a minha mesa e perguntou, grosseiramente: "O que vai querer? "
Respondi sem pestanejar: "Primeiro um sorriso, depois o cardápio".
Pronto! Ele sorriu, entendeu a mensagem e o bom humor voltou.
Simples assim...

Nanda

Fonte: Equipe Blog Temático

Nenhum comentário: