Perfil

Minha foto
"Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

16/05/2008

Bozó: Quem quer brincar?!


"A vida é como um jogo de dados; se você não consegue a jogada que esperava, pode mostrar sua habilidade tirando o máximo da jogada que conseguiu".

O bozó é um jogo ideal para discontrair com os familiares e amigos. O nome "Bozó" é um abrasileiramento do jogo francês Yam. O jogo também possui relação com o pôquer, o Yatch, Holligam e o General.

Você já ouviu falar do Bozó? Provavelmente, se você já esteve aqui no Estado de Mato Grosso do Sul, já jogou ou deve ter visto alguém jogando. Conhecido nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso Sul, o bozó é muito jogado entre a população urbana e indígena dos dois estados.

Como jogar?
Nesse jogo são usados cinco dados, um copo apropriado feito de couro e um papel qualquer para marcar a pontuação. Para começar é preciso ter no mínimo dois jogadores e sortear “a pedra maior”; quem tirar o maior numero no dado começa o jogo. Cada jogador tem direito a três jogadas.

Tabuleiro:

A pontuação é marcada num tabuleiro representado por um símbolo semelhante uma forquilha. Cada casa do tabuleiro tem um nome e a pontuação que poderá obter.

Nome das Casas e Pontuação:
*Ás: É representado pelo numero um no dado, e vale de um a cinco pontos;
*Duque: É representado pelo numero dois, e seu valor é de dois a dez pontos;
*Terno: É representado pelo numero três e vale de três a quinze pontos;
*Quadra: É representado pelo numero quatro e vale de quatro a dezesseis pontos;
*Quina: É representado pelo numero cinco e vale de cinco a 24 pontos;
*: quando três dados têm o mesmo numero e outros dois têm outro numero. Sua pontuação é de dez a quinze pontos.
*Seguida: O próprio nome já diz; é quando cada dado tem um numero diferente, formando uma seguida, que pode ser de vinte ou até vinte e cinco pontos;
*Quadrada: Quando quatro dados tem o mesmo numero, e valem de 40 a 45 pontos;
*General “de boca” (em uma jogada) ganha o jogo. Quando se faz em uma só jogada algum tipo de pontuação, é chamado de “de boca” e é acrescentado 5 pontos ao valor da jogada.

Regras:
O objetivo é fazer o máximo de pontos para ganhar o jogo.
- No jogo Bozó não tem limites de jogadores, podendo ser disputado por duas, três, quatro, ou mais pessoas. Pode ser jogado em duplas também;
- O inicio do jogo poderá ser decidido entre os participantes;
- Cada jogador poderá fazer três tentativas em seqüência, podendo parar quando conseguir a pontuação que lhe convier;
- Quando jogar o dado pela primeira vez, o jogados poderá separar os dados que lhe convém, e jogar somente os dados que sobraram. Isso poderá ser feito também na segunda tentativa;
- Antes de o jogado ver sua jogada, ou seja, antes de levantar o copo, o jogador pode pedir BAIXO, fazendo isso, servirá somente as faces de baixo do dado, por isso, o Bozó não pode ser jogado com um copo transparente;
- BOCA é quando o jogador consegue na primeira tentativa, marcar nas casas do FÚ, SEGUIDA, QUADRADA e GENERAL , ganhando assim cinco pontos de bônus;
- Quando o competidor não tiver opção de marcação de pontos, ele terá que eliminar uma casa que não esteja pontuada;
- O jogo termina quando todas as casas forem preenchidas;
- Ganha o jogo quem obtiver a maior pontuação."

Fontes:
*Equipe Terra Morena
EE Professor Emygdio Campos Widal - Campo Grande/MS

*A Matemática Através do JOGO BOZÓ

*BOROROS.

*BOZÓ.

*______.

*EMERIQUE, P.S. Isto e aquilo: jogo e “ensinagem” matemática. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. M. A.V. Bicudo (org.). São Paulo: Editora Unesp, 1999, p.185-198.

*http://www.jogos.antigos/

***Meu espaço no Vila Mulher***

Nenhum comentário: