Esse ano ganhei alguns presentes e agradeço a todos pelo carinho.
Em outubro eu ganhei o livro "Gordurinha", de Roberto Torres e também o CD "A Bossa do Gordurinha". Li o livro em dois dias. Aproveitei a viagem de retorno de Foz do Iguaçu/PR, para ler. Depois disso já li outras vezes, principalmente aquelas partes que mais me chamaram a atenção na primeira leitura, pois sempre que leio algo sobre o Gordurinha, textos para capas de discos, letras das músicas, analiso cada palavra, pois gosto de "encontrar", a inspiração, aquilo que pode ter sido a origem da composição.
O Livro
Em Janeiro de 2009, foi lançada uma coletânea de livros biográficos das personalidades baianas. É a “Coleção gente da Bahia” no caso a que quero ressaltar aqui é a biografia de ‘Gordurinha’ escrito por Roberto Torres.
A Biografia de "Gordurinha", Waldeck Artur de Macêdo, compositor, cantor, radialista e humorista baiano. Belíssimo registro lançado pela Assembleia Legislativa da Bahia na Coleção Gente da Bahia, mais um selo editorial que resgata e preserva a memória cultural do estado.
Autor: Roberto Torres. Livro raro. Edição limitada, não foi vendida em livraria.
"Descobri fatos incríveis pesquisando a vida e obra de Gordurinha. Ri e chorei lendo o livro "Gordurinha: Baiano Burro Nasce Morto", escrito por Roberto Torres. E reconheço, é palpável a ideia de que o que aproxima o artista de seu público é saber o que se guarda na gaveta, ou seja aquelas preciosidades ao alcance apenas dos familiares e dos amigos. Fatos corriqueiros, curiosidades, dúvidas e certezas..."
O CD "A Bossa do Gordurinha" - (1962 -Coleção RCA 100 anos - BMG - 2003)
O cantor e compositor baiano Gordurinha (1922-69) começou a carreira nos anos 50, munido de um repertório rico em ritmos nordestinos e letras bem sacadas, carregadas na ironia e na crítica social.
O autor de clássicos da MPB, como “Súplica Cearense” , “Vendedor de Caranguejo” e “Chiclete com Banana”, gravou em 1962 um LP com músicas que confirmavam seu estilo irreverente como “Baiano Não É Palhaço” e “Anestesia para a Moral”. Rodrigo Faour.
1. Baiano não é palhaço
2. Não entendi bulufas
3. Amor & cia LTDA
4. De trás pra frente
5. Jamais
6. É um calo só
7. Carta de ABC
8. O problema é seu
9. Quem é você?
10. Anestesia pra moral
11. Sem ninguém
12. Aquarela do morro
Inclui texto de contracapa assinado por Rodrigo Faour
***************************************
Em novembro eu ganhei o livro "O Andar do Bêbado", de Leonard Mlodinow e os DVDs "As cinco pessoas que você encontra no céu"; e "Pequeno Milagre".
O livro eu ainda estou lendo.
Os filmes me fizeram repensar o sentido da minha vida... nas pessoas que são importantes em minha vida e quanto eu sou importante na vida das pessoas que eu amo.
Às vezes, me sinto como no filme "A Casa do Lago" vivendo o antes, o agora e o depois "deslocados do dia que deveriam acontecer", confuso mais é isso...
Isso deve explicar porque estou indo quando os outros já estão voltando ou porque estou voltando quando os outros estão indo =😀😁😅😆😄
"O Andar do Bêbado"
OS CDs - FILMES
O livro "O Andar do Bêbado" - Um físico explica por que as pessoas têm tanta dificuldade em compreender e aceitar o aleatório - apesar de ele controlar uma boa parte de suas vidas...O Andar do Bêbado(tradução de Diego Alfaro; Jorge Zahar; 264 páginas), do físico americano Leonard Mlodinow - parceiro de Stephen Hawking no livro Uma Nova História do Tempo -, oferece uma didática e saborosa introdução aos mecanismos do acaso - nos quais você, leitor, está inapelavelmente enredado.
Não será por acaso que um físico se dedique a escrever sobre o acaso: essa tornou-se uma linha de estudos forte na física do século XX. Um dos trabalhos pioneiros de Albert Einstein, de 1905, foi sobre as oscilações aleatórias de partículas sólidas em suspensão num fluido, o chamado movimento browniano, causado pelo movimento caótico das moléculas do líquido.
O próprio Einstein, porém, não aceitou as conclusões mais radicais da mecânica quântica sobre a indeterminação dos movimentos de partículas subatômicas - daí sua famosa frase "Deus não joga dados".
A física, porém, aparece apenas marginalmente no livro de Mlodinow - ele mesmo um tanto errático na carreira científica: depois de um período em universidades prestigiosas como a Caltech, em meados dos anos 80 ele tentou a sorte como roteirista em Hollywood (trabalhou na série Jornada nas Estrelas: a Nova Geração, entre outras) e, mais tarde, como programador de videogames. Hoje, está de volta à Caltech.
OS CDs - FILMES
As 5 pessoas que você encontra no céu
SINOPSE:
Eddie era um jovem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e uma educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou a vida inteira. Quando ele se dá por si, tudo o que ele sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo....E o que se sucede é uma revisitação de sua vida por 5 pessoas, umas que ele conhece, outras que ele não tinha a menor idéia de quem eram, mas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. Cada uma dessas pessoas revê com Eddie uma passagem de sua vida, resolvendo antigos mistérios, dissolvendo antigas mágoas, revivendo antigos amores. A cada experiência fica mais claro a grande importância de Eddie na vida de milhares de pessoas sem que ele se desse conta, provando que cada vida está ligada a outra de formas que muitas vezes não entendemos.
PEQUENO MILAGRE
PEQUENO MILAGRE
Sinopse:
Mesmo sendo o menor garoto da cidade, Simon Birch sabe que nasceu para realizar algo grande. Ele vive numa busca constante para descobrir seu destino, mas só se mete em confusões. O melhor amigo de Simon, o fiel Joe quer descobrir quem é o seu pai, um segredo que sua mãe não revela a ninguém. Os dois juntos vivem aventuras divertidas e algumas vezes tristes, e enfrentando altos e baixos, a amizade dos garotos vai se transformando numa ligação forte e eterna. Um filme que inspira e eleva a todos que o assistem.






Nenhum comentário:
Postar um comentário