Perfil

Minha foto
"Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

28/08/2009

Sou anti tabagista confessa


29 de agosto Dia do Combate ao Fumo. Uma campanha ainda discreta. Afinal o grupo de não-fumantes ou seria de fumantes passivos há muito tempo se acostumou a deixar que a fumaça alheia envenene os seus pulmões sem nada dizer. Atitude compreensível já que qualquer manifestação de desagrado deste grupo em relação ao grupo fumador é severamente castigada com um olhar de desprezo que habitualmente se reserva para os grupos radicais e fanáticos. Sim, porque quem fuma acredita que a má educação não é fumar junto de quem optou por não fumar. Má educação é não querer que os outros exerçam o seu direito de fumar perto de você (parece incoerente mas é assim que as coisas são). =(


Sou antitabagista confessa. Não odeio quem fuma. Tenho parentes e amigos que fumam e obviamente o cigarro não mensura o caráter de ninguém e não diminui o respeito que estes merecem. Só não gosto que fumem perto de mim. Tenho meio que uma aversão sobrenatural ao fumo. E sempre que adoeço vou eliminando possíveis causas; e, depois paranoia: sempre acabo acreditando que ser fumante passiva está me matando.

As grande maioria dos tabagistas perderam o senso crítico e fumam perto de quem não fuma, especialmente em lugar fechado e não estão nem aí se incomoda ou não. Tipo eu os incomodados que se retirem. Em outras palavras, como se fosse pouco um fumante cometer suicídio a crediário, existe também a questão do fumante passivo, ou seja, aquele que escolheu não fumar pode morrer pelo mal do cigarro fumado por quem está do seu lado.

Neste contexto, surge a Lei Antifumo que proibi fumar em recintos fechados e de uso público. A lei é lamentável sim. Mas é lamentável porque um assunto tão sério teve que virar lei para o fumante ligar o desconfiômetro e concluir que alimentar o seu vício perto de alguém, lhe causa um mal igual ou maior que a si próprio. A lei se faz necessária muito embora ela não produza efeito nos lares onde filhos, maridos ou esposas estão expostos continuamente praticamente submetidos à uma morte lenta e compulsória. No local de trabalho então, é uma tortura.

Bom, e se os chiliques pela aplicação da lei ainda persistirem, vale lembrar que o fumante passivo é considerado hoje a 3ª maior causa de morte evitável no mundo segundo o INCA. Morte evitável se ninguém fumar por perto, claro.


Nenhum comentário: