Perfil

Minha foto
"...há anos, me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

04/02/2026

Pontuação no uso das aspas


Eu sempre tenho dúvidas. Acredito que muitos escritos e postagens minhas, não estão corretas no que se refere o emprego das ASPAS. Decidi estudar um pouco o assunto: Pontuação no uso das aspas.


O ponto final vai dentro das aspas se a citação for uma frase completa que inicia e encerra o período; fora das aspas se a citação for um trecho inserido no meio da sua frase; e depois das aspas, mas antes do parêntese de citação (ABNT), quando a frase citada é curta e faz parte do seu próprio enunciado, como em Silva (2020) afirma que "o uso correto da pontuação é essencial"..

Regra Geral

Ponto dentro das aspas:

Se a citação for uma frase independente e completa. Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas.

Exemplo: “Navegar é preciso, viver não é preciso.”

Ponto fora das aspas:

Se a citação for um trecho que complementa sua frase, e o ponto final pertence à sua frase, não à citação. Exemplo: Segundo Fernando Pessoa, “viver não é necessário, o necessário é criar”.

Exemplo: Ele disse: “Adeus, minha pátria, aqui não voltarei”.

Na Norma ABNT (Citações Curtas):

Quando a citação é curta e inserida no corpo do texto, o ponto final da frase vai depois das aspas, seguido pelo parêntese da referência.

Exemplo: A ideia central é que “o presente não é um passado em potência”.

Em Resumo:

Ponto dentro: Citação completa e isolada.

Ponto fora: Citação como parte da sua frase (curta ou longa).

Ponto fora + (Autor, Ano): Citação curta no meio da frase, seguindo normas ABNT.