Perfil

Minha foto
"...há anos, me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

15/06/2019

Escada do Conhecimento

 

A escadaria ao lado da Biblioteca da Universidade de Balamand, no Líbano, é decorada como se fossem livros, é chamada de  Escada do Conhecimento.

Escadaria do Conhecimento foi criada pela equipe da biblioteca por volta de 2018, com o objetivo de incentivar a leitura, mostrando livros importantes da história em ordem cronológica, simbolizando a ascensão pelo saber, e não há uma data exata de inauguração divulgada, mas ganhou popularidade na internet em 2019.

Cada degrau é pintado como a capa de um livro clássico ou fundamental, representando a jornada do conhecimento humano.

Livros Incluídos: Títulos como "Epopeia de Gilgamesh", "A República" de Platão, "A Divina Comédia" de Dante, "A Origem das Espécies" de Darwin, "Cosmos" de Carl Sagan e "Uma Breve História do Tempo" de Stephen Hawking estão entre os representados.

Propósito: A ideia da biblioteca é mostrar que o conhecimento se constrói degrau a degrau, através da leitura, conectando a biblioteca física ao aprendizado contínuo..

Os livros aparecem na escada em ordem cronológica.

Títulos
  1. Epopéia, de Gilgamesh
  2. A República, de Platão
  3. Diwān Abū al-Ṭayyib al-Mutanbbī (Poemas recolhidos de Abu al-Tayyib e al Mutanabbi)
  4. Resalat Al-Ghufran, por Abī al-ʻAlāʼ al-Maʻarrī (A Epístola do Perdão)
  5. A Divina Comédia, de Dante Alighieri
  6. Muqaddimah-i Ibn Khaldūn
  7. O Príncipe e os Discursos de Nicolau Maquiavel
  8. Discurso sobre o método, de René Descartes
  9. Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant
  10. Fausto, por Goethe
  11. A origem das espécies, por Charles Darwin
  12. Os irmãos Karamazov, por Fyodor Dostoyevsky
  13. Assim Falou Zarathustra, de Friedrich Nietzsche
  14. O significado da relatividade, de Albert Einstein
  15. O Profeta, de Khalil Gibran
  16. al-Ayyām por Ṭāhā Ḥusayn
  17. Um estudo da história, por Arnold Toynbee
  18. Cosmos, de Carl Sagan
  19. Uma Breve História do Tempo, por Stephen Hawking
  20. Os Desorientados, de Amin Maalouf
  21. A estrada do futuro, por Bill Gates

18/04/2019

Liberdade é o Segredo

 


Porque para o homem o clima ‘certo’ é um só: o da liberdade.
Só neste clima o homem se sente feliz e prospera harmoniosamente.
Quando muda o clima e a liberdade desaparece,
vem a tristeza, a aflição, o desespero e a decadência.”

O Minotauro, 1939. Monteiro Lobato

Monteiro Lobato foi um homem notável. Inteligente, perspicaz, advogado, editor, escritor, desenhista, crítico e nacionalista. Um nacionalismo ferrenho, que chegou a lhe custar a prisão. Preso por patriotismo! Um eterno inconformado. Não do tipo que apenas reclama, mas que luta, indignado, pela transformação. Um amante dos livros, um sabedor do universo infantil, um desbravador de nossa literatura para crianças. Um país se faz de homens e livros, por isso escrevia, em especial, para as crianças, alimentando de fantasia, aventura e liberdade as inteligências espertas desses homens do amanhã.

É sempre motivo de prazer o resgate do olhar infantil que a releitura de suas obras nos provoca. Das suas fantásticas personagens que povoavam o universo utópico do Sítio do Pica-pau Amarelo, não há como se esquecer da boneca Emília. Irreverente, teimosa, sabichona, inconformada a exemplo de seu criador. Por meio de suas tiradas, vamos nos apropriando das ideias de Lobato: "O segredo, meu filho, é um só: liberdade. Aqui não há coleiras. A maior desgraça do mundo é a coleira. E como há coleiras espalhadas no mundo.”, dizia a boneca com seu tom sempre professoral. Os livros libertam os homens, defendia o escritor.

Vale a pena reler a obra de Monteiro Lobato. Quantos ensinamentos e reflexões trazem as aventuras da Turma do Sítio. Memórias da Emília é um verdadeiro tratado de Filosofia. Com senso de humor sutil, mas afiado, suas palavras nos provocam, cutucam, incomodam.

FONTE